Endividamento x Inadimplência


Olá!

Você é uma pessoa endividada? Pois bem, comumente este conceito é utilizado para designar aquele que está cheio de dívidas a ponto de não conseguir mais pagá-las. Entretanto, endividados estão todos que possuem qualquer dívida, seja um empréstimo bancário, um financiamento imobiliário ou até quem utilizou um cartão na função crédito. A dívida é adquirida quando antecipamos o consumo utilizando recursos financeiros que não são os nossos. Isso gera a obrigação para um pagamento futuro.

Quando alguém deixa de honrar o pagamento da maneira acordada ele continua endividado, mas passa a ser considerado, também, inadimplente. O principal problema das dívidas são os altos juros praticados no Brasil, mas saiba que para o inadimplente a situação pode ser ainda pior. Nos financiamentos de carros ou de imóveis, corre-se o risco de perder o bem colocado em garantia. No caso do cartão de crédito, pode-se sair de juro zero para as maiores taxas praticadas no Brasil.

Em casos de inadimplência, a pessoa se sujeita a pagar multas, juros, correções monetárias e honorários advocatícios. Também permanecerá com o nome sujo por até cinco anos, o que dificultará a concessão de novos créditos. Terminado este prazo o nome ficará limpo, mas a dívida poderá continuar sendo cobrada judicialmente.

Após esta distinção entre endividamento e inadimplência você percebeu que o problema maior não são as dívidas, mas o possível descumprimento de uma obrigação acordada inicialmente. Para enfrentar as dívidas em atraso você precisará de dois conhecimentos principais. O primeiro está relacionado ao seu próprio orçamento para definir parâmetros, estabelecer um padrão básico de consumo e fazer sobrar dinheiro. O segundo são noções sobre dívidas para saber como administrá-las e como renegociar com os credores.

Breno Medeiros

...

Dúvidas e críticas que proporcionem uma conversa saudável sobre o universo financeiro terão boas-vindas. Por isso, fique à vontade para comentar!

Desejo muito conhecimento, felicidade e todo o sucesso!

Para mais conhecimento de qualidade, introdutório, prático e crítico sobre organização pessoal e investimentos adquira o livro "Como Organizar Seu Orçamento e Investir Por Conta Própria", disponível nos formatos físico e digital no site da Amazon. O eBook custa apenas R$ 5,99 e pode ser lido gratuitamente por quem assina o Kindle Unlimited. Quem não possui o equipamento da Amazon (Kindle) acessa todo o conteúdo da mesma forma a partir do computador, do tablet e do celular. Por isso, compre e aprenda mais!

Comentários