Aprenda a utilizar a melhor planilha financeira gratuita de planejamento e controle orçamentário


Olá!

Nesta postagem você será apresentado à ferramenta que se realmente utilizada trará luz à sua saúde financeira, com enorme poder de transformação para a vida de sua família como um todo. Trata-se de uma planilha onde será possível fazer desde um diagnóstico inicial dos seus gastos, até o planejamento, a execução, o controle e a avaliação das receitas, das despesas, das possíveis dívidas, dos investimentos, além de gerenciar objetivos de curto, médio e longo prazo.

O mais interessante é que você ficará bem-acostumado porque a planilha é muito simples e prática. Ela permite fazer tudo numa mesma página e acompanhar uma sequência de anos até 2099. Isso te proporcionará tranquilidade e acesso fácil e rápido a todas as suas informações ao longo dos anos.

Vamos conhecer a planilha?! O arquivo está em formato Excel e pode ser baixado clicando aqui.


Itens da Planilha


A planilha está formatada para ser utilizada de janeiro de 2019 a dezembro de 2099, ou seja, um período de oitenta e um anos. Caso você comece a registrar dados a partir de outro mês e ano diferente do início, por exemplo, março de 2021 terá duas opções. A primeira alternativa é editar o arquivo porque ele é totalmente alterável. Já o caminho mais simples, neste caso, é ir diretamente para a coluna referente a “mar/21” e começar a preencher de lá, deixando as colunas anteriores em branco.

Para registrar as receitas mensais foram criados os seguintes itens:


  • RECEITAS MENSAIS

o  Saldo do Mês Anterior
o   Remuneração Bruta
o   13º Salário
o   Férias
o   Aluguéis Recebidos
o   Juros (Renda Fixa)
o   Proventos (Renda Variável)
o   Outros



Já para as despesas mensais foram selecionadas dez subcategorias, cada uma registrando parte dos gastos em vários itens, como podemos observar abaixo:


  • DESPESAS MENSAIS
 

o   DESCONTOS DO SALÁRIO
Imposto de Renda
INSS
Outros

o   OUTROS GASTOS
Anuidade do Cartão
Taxa de Conta Corrente
Pensão Alimentícia
Mesada
Gorjeta
Doações
Gastos não Previstos

o   FINANCIAMENTO/EMPRÉSTIMO
Financiamento do Imóvel
Financiamento do Veículo
Outros Financiamentos
Empréstimo Bancário
Cheque Especial
Outros Empréstimos

o   HABITAÇÃO
Aluguel
Condomínio
IPTU
Água
Luz
Gás
Telefone Fixo
TV por Assinatura
Internet
Supermercado
Padaria
Móveis/Eletrodomésticos
Empregado/Faxina
Lavanderia
Manutenção
Segurança Particular
Pet Shop
Outros

o   TRANSPORTE
Ônibus/Metrô/Trem
Táxi/Uber
Pedágio
Aluguel
Combustível
Estacionamento
Lavagem
Manutenção
Seguro
Taxas Anuais
Multas
Outros

o   SAÚDE
Plano de Saúde
Médico
Dentista
Medicamentos
Outros

o   EDUCAÇÃO
Escola
Esporte Escolar
Faculdade
Cursos
Matrícula
Material Escolar
Fardamento
Outros

o   DESPESAS PESSOAIS
Telefone Celular
Eletrônico/Informática
Cosmético
Salão de Beleza
Vestuário/Calçados
Esporte/Academia
Aniversários/Presentes
Almoço/Lanche no Trabalho
Outros

o   LAZER
Cinema/Teatro
Passeios
Viagens
Restaurantes/Bares
Livraria
Jogos
Outros

o   OBJETIVOS FUTUROS
Independência Financeira
Objetivo 2
Objetivo 3
Objetivo 4
Objetivo 5
Objetivo 6
Objetivo 7
Objetivo 8
Objetivo 9
Objetivo 10


Após lançar todas as receitas e despesas você registrará o valor total já acumulado de cada investimento para atingir os seus objetivos. Isso permitirá acompanhar o crescimento do volume financeiro mês a mês até o momento de realizar o que foi planejado.

Também há campos para totalizar as possíveis dívidas, separadas em dois subgrupos. No primeiro estão aquelas em dia com o pagamento e no segundo as com inadimplência, ou seja, que estão em atraso.

À medida que os dados são preenchidos a planilha já vai contabilizando os totais. Você conseguirá visualizar o “Saldo do Mês”, que é o total das receitas menos o total das despesas, e esse valor aparecerá no mês seguinte como “Saldo do Mês Anterior”.

Na última parte a planilha calculará automaticamente quanto representa percentualmente cada um dos seus gastos mensais em relação às receitas do mês. Essa é uma das formas de controle porque permite a você perceber a parte do orçamento que vai para cada item e como é a evolução ao longo do tempo.

Agora que já abordei todos os itens vou às explicações sobre o preenchimento porque é a partir daí que essa ferramenta se diferencia completamente de outras planilhas de controle orçamentário.


Preenchimento


A planilha reflete as entradas e as saídas de dinheiro que realmente ocorreram dentro do mês. Isso porque quando você utiliza, por exemplo, um cartão de crédito em determinada data, mas o vencimento ocorrerá no mês seguinte, essa despesa passa a ser referente ao mês em que o pagamento será realizado. Uma compra efetuada, por exemplo, em fevereiro no valor de R$ 2.000,00, dividida em quatro vezes sem juros, será paga de março a junho com um fluxo de R$ 500,00 mensais. Para a contabilidade diríamos que a dívida “compete” (Regime de Competência) a fevereiro, mas o fluxo do dinheiro (Regime de Caixa) ocorre de março a junho.

Dessa forma, a planilha está construída dentro do modelo de fluxo de caixa porque permite visualizar exatamente a entrada e a saída do dinheiro durante os meses. Mas o que a diferencia das demais é a sua continuidade ao longo dos anos, sendo mais fácil a visualização de períodos maiores dentro de um mesmo arquivo. Como são utilizados conceitos de administração e de contabilidade, é possível planejar e acompanhar mensalmente as receitas, as despesas, as possíveis dívidas, os investimentos e a execução dos seus respectivos objetivos de curto, médio e longo prazo.

Quando qualquer valor for digitado na planilha o número aparecerá em vermelho. Isso significa que você está prevendo alguma receita, despesa, investimento ou dívida, entretanto, ainda não houve o desembolso de fato.

Mas qual é a importância dos números aparecerem em vermelho?

Primeiro, isso facilita observar os gastos durante o mês antes mesmo deles ocorrerem. Se você paga condomínio, tem um plano de saúde, um financiamento ou qualquer outro gasto que se repete, ainda que o pagamento venha a ser feito apenas ao longo do mês, ele pode já aparecer no início em vermelho. Quando de fato você realizar o pagamento, significa que o valor está consolidado, então, mude a cor para preto. Isso permite visualizar o orçamento, inclusive pode ser feito com gastos que variam, como a conta de água e luz, mas nestes casos os valores também serão alterados.

Uma segunda serventia para preencher a planilha com as receitas e despesas definitivas (já em preto) e com o que ainda não foi consolidado (em vermelho) é que, desta maneira, é possível ter uma noção de quanto será o Saldo do Mês ainda no início do mês ou até antes dele começar. Isso permite alterações de gastos ao longo do percurso, reduzindo, cortando, aumentando ou criando novas despesas. Permite visualizar que faltará muito dinheiro ou que haverá sobra suficiente para planejar um novo objetivo de curto, médio ou longo prazo.

A terceira utilidade dos números aparecerem em vermelho é que a planilha é toda automatizada para facilitar o seu preenchimento e a visualização dos demais meses. Com isso, quando você digita receitas e despesas os demais meses são preenchidos com os mesmos valores do último mês. Como os números aparecem em vermelho você já sabe que as informações não estão consolidadas e poderão ser alteradas no futuro. Cada mês só estará totalmente consolidado quando não houver campos em vermelho referente ao mês e as demais informações forem inseridas.

Por fim, a quarta vantagem para as informações ainda não consolidadas aparecerem nos meses subsequentes é que isso possibilitará você visualizar as parcelas de possíveis dívidas e dos objetivos para acompanhar até que mês ocorrerão os desembolsos de dinheiro.

Algumas receitas e despesas precisam ser somadas antes de serem inseridas na planilha. Por exemplo, na situação onde há duas rendas distintas para um casal a informação de ambos deve constar somada na Remuneração Bruta. Essa lógica de fazer um somatório vale para todas as receitas e despesas que consta mais de um valor. Caso você queira realizar uma soma dentro da própria célula na planilha digite primeiro o símbolo de igual, insira o primeiro valor e separe os demais números com o símbolo da adição, sem utilizar espaços e aperte Enter ao final. Exemplo: =12,25+7,55. Após o Enter aparecerá 19,80, que é o resultado da conta.


Você aprendeu sobre uma ferramenta que traz conceitos de administração e de contabilidade capazes de organizar o orçamento e acompanhar a realização de objetivos. O conteúdo que você leu corresponde quase à totalidade do Capítulo 2 do livro "Como Organizar Seu Orçamento e Investir Por Conta Própria", que também ensinará a fazer o diagnóstico inicial das suas receitas e despesas. Compre o livro, disponível nos formatos físico e digital no site da Amazon. O eBook custa apenas R$ 5,99 e pode ser lido gratuitamente por quem assina o Kindle Unlimited. Para quem não possui o equipamento da Amazon (Kindle), saiba que a leitura também é possível a partir do computador, do tablet e do celular.

Dúvidas e críticas que proporcionem uma conversa saudável sobre o universo financeiro terão boas-vindas. Por isso, fique à vontade para comentar!

Desejo muito conhecimento, felicidade e todo o sucesso!

Breno Medeiros

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