Aprenda a utilizar a melhor planilha financeira gratuita de planejamento e controle orçamentário
Olá!
Nesta postagem você será
apresentado à ferramenta que se realmente utilizada trará luz à sua saúde financeira,
com enorme poder de transformação para a vida de sua família como um todo.
Trata-se de uma planilha onde será possível fazer desde um diagnóstico inicial
dos seus gastos, até o planejamento, a execução, o controle e a avaliação das
receitas, das despesas, das possíveis dívidas, dos investimentos, além de
gerenciar objetivos de curto, médio e longo prazo.
O mais interessante é que você
ficará bem-acostumado porque a planilha é muito simples e prática. Ela permite
fazer tudo numa mesma página e acompanhar uma sequência de anos até 2099. Isso
te proporcionará tranquilidade e acesso fácil e rápido a todas as suas
informações ao longo dos anos.
Vamos conhecer a planilha?! O
arquivo está em formato Excel e pode ser baixado clicando aqui.
Itens da Planilha
A planilha está formatada para ser
utilizada de janeiro de 2019 a dezembro de 2099, ou seja, um período de oitenta
e um anos. Caso você comece a registrar dados a partir de outro mês e ano
diferente do início, por exemplo, março de 2021 terá duas opções. A primeira
alternativa é editar o arquivo porque ele é totalmente alterável. Já o caminho mais
simples, neste caso, é ir diretamente para a coluna referente a “mar/21” e
começar a preencher de lá, deixando as colunas anteriores em branco.
Para registrar as receitas mensais
foram criados os seguintes itens:
- RECEITAS MENSAIS
o Saldo do
Mês Anterior
o Remuneração
Bruta
o 13º Salário
o Férias
o Aluguéis
Recebidos
o Juros
(Renda Fixa)
o Proventos
(Renda Variável)
o Outros
Já para as despesas mensais foram selecionadas
dez subcategorias, cada uma registrando parte dos gastos em vários itens, como
podemos observar abaixo:
- DESPESAS MENSAIS
o DESCONTOS
DO SALÁRIO
Imposto de
Renda
INSS
Outros
o OUTROS
GASTOS
Anuidade do
Cartão
Taxa de
Conta Corrente
Pensão
Alimentícia
Mesada
Gorjeta
Doações
Gastos não
Previstos
o FINANCIAMENTO/EMPRÉSTIMO
Financiamento
do Imóvel
Financiamento
do Veículo
Outros
Financiamentos
Empréstimo
Bancário
Cheque
Especial
Outros
Empréstimos
o HABITAÇÃO
Aluguel
Condomínio
IPTU
Água
Luz
Gás
Telefone
Fixo
TV por
Assinatura
Internet
Supermercado
Padaria
Móveis/Eletrodomésticos
Empregado/Faxina
Lavanderia
Manutenção
Segurança
Particular
Pet Shop
Outros
o TRANSPORTE
Ônibus/Metrô/Trem
Táxi/Uber
Pedágio
Aluguel
Combustível
Estacionamento
Lavagem
Manutenção
Seguro
Taxas
Anuais
Multas
Outros
o SAÚDE
Plano de
Saúde
Médico
Dentista
Medicamentos
Outros
o EDUCAÇÃO
Escola
Esporte
Escolar
Faculdade
Cursos
Matrícula
Material Escolar
Fardamento
Outros
o DESPESAS
PESSOAIS
Telefone
Celular
Eletrônico/Informática
Cosmético
Salão de
Beleza
Vestuário/Calçados
Esporte/Academia
Aniversários/Presentes
Almoço/Lanche
no Trabalho
Outros
o LAZER
Cinema/Teatro
Passeios
Viagens
Restaurantes/Bares
Livraria
Jogos
Outros
o OBJETIVOS
FUTUROS
Independência
Financeira
Objetivo 2
Objetivo 3
Objetivo 4
Objetivo 5
Objetivo 6
Objetivo 7
Objetivo 8
Objetivo 9
Objetivo 10
Após lançar todas as receitas e
despesas você registrará o valor total já acumulado de cada investimento para
atingir os seus objetivos. Isso permitirá acompanhar o crescimento do volume
financeiro mês a mês até o momento de realizar o que foi planejado.
Também há campos para totalizar as
possíveis dívidas, separadas em dois subgrupos. No primeiro estão aquelas em
dia com o pagamento e no segundo as com inadimplência, ou seja, que estão em
atraso.
À medida que os dados são
preenchidos a planilha já vai contabilizando os totais. Você conseguirá
visualizar o “Saldo do Mês”, que é o total das receitas menos o total das
despesas, e esse valor aparecerá no mês seguinte como “Saldo do Mês Anterior”.
Na última parte a planilha
calculará automaticamente quanto representa percentualmente cada um dos seus
gastos mensais em relação às receitas do mês. Essa é uma das formas de controle
porque permite a você perceber a parte do orçamento que vai para cada item e
como é a evolução ao longo do tempo.
Agora que já abordei todos os itens
vou às explicações sobre o preenchimento porque é a partir daí que essa
ferramenta se diferencia completamente de outras planilhas de controle
orçamentário.
Preenchimento
A planilha reflete as entradas e as
saídas de dinheiro que realmente ocorreram dentro do mês. Isso porque quando
você utiliza, por exemplo, um cartão de crédito em determinada data, mas o
vencimento ocorrerá no mês seguinte, essa despesa passa a ser referente ao mês
em que o pagamento será realizado. Uma compra efetuada, por exemplo, em
fevereiro no valor de R$ 2.000,00, dividida em quatro vezes sem juros, será
paga de março a junho com um fluxo de R$ 500,00 mensais. Para a contabilidade
diríamos que a dívida “compete” (Regime de Competência) a fevereiro, mas o
fluxo do dinheiro (Regime de Caixa) ocorre de março a junho.
Dessa forma, a planilha está
construída dentro do modelo de fluxo de caixa porque permite visualizar
exatamente a entrada e a saída do dinheiro durante os meses. Mas o que a
diferencia das demais é a sua continuidade ao longo dos anos, sendo mais fácil
a visualização de períodos maiores dentro de um mesmo arquivo. Como são
utilizados conceitos de administração e de contabilidade, é possível planejar e
acompanhar mensalmente as receitas, as despesas, as possíveis dívidas, os
investimentos e a execução dos seus respectivos objetivos de curto, médio e
longo prazo.
Quando qualquer valor for digitado na
planilha o número aparecerá em vermelho. Isso significa que você está prevendo
alguma receita, despesa, investimento ou dívida, entretanto, ainda não houve o
desembolso de fato.
Mas qual é a importância dos
números aparecerem em vermelho?
Primeiro, isso facilita observar os
gastos durante o mês antes mesmo deles ocorrerem. Se você paga condomínio, tem
um plano de saúde, um financiamento ou qualquer outro gasto que se repete,
ainda que o pagamento venha a ser feito apenas ao longo do mês, ele pode já
aparecer no início em vermelho. Quando de fato você realizar o pagamento,
significa que o valor está consolidado, então, mude a cor para preto. Isso
permite visualizar o orçamento, inclusive pode ser feito com gastos que variam,
como a conta de água e luz, mas nestes casos os valores também serão alterados.
Uma segunda serventia para
preencher a planilha com as receitas e despesas definitivas (já em preto) e com
o que ainda não foi consolidado (em vermelho) é que, desta maneira, é possível
ter uma noção de quanto será o Saldo do Mês ainda no início do mês ou até antes
dele começar. Isso permite alterações de gastos ao longo do percurso,
reduzindo, cortando, aumentando ou criando novas despesas. Permite visualizar
que faltará muito dinheiro ou que haverá sobra suficiente para planejar um novo
objetivo de curto, médio ou longo prazo.
A terceira utilidade dos números
aparecerem em vermelho é que a planilha é toda automatizada para facilitar o
seu preenchimento e a visualização dos demais meses. Com isso, quando você
digita receitas e despesas os demais meses são preenchidos com os mesmos
valores do último mês. Como os números aparecem em vermelho você já sabe que as
informações não estão consolidadas e poderão ser alteradas no futuro. Cada mês
só estará totalmente consolidado quando não houver campos em vermelho referente
ao mês e as demais informações forem inseridas.
Por fim, a quarta vantagem para as
informações ainda não consolidadas aparecerem nos meses subsequentes é que isso
possibilitará você visualizar as parcelas de possíveis dívidas e dos objetivos
para acompanhar até que mês ocorrerão os desembolsos de dinheiro.
Algumas receitas e despesas
precisam ser somadas antes de serem inseridas na planilha. Por exemplo, na
situação onde há duas rendas distintas para um casal a informação de ambos deve
constar somada na Remuneração Bruta. Essa lógica de fazer um somatório vale
para todas as receitas e despesas que consta mais de um valor. Caso você queira
realizar uma soma dentro da própria célula na planilha digite primeiro o
símbolo de igual, insira o primeiro valor e separe os demais números com o
símbolo da adição, sem utilizar espaços e aperte Enter ao final. Exemplo:
=12,25+7,55. Após o Enter aparecerá 19,80, que é o resultado da conta.
Você
aprendeu sobre uma ferramenta que traz conceitos de administração e de
contabilidade capazes de organizar o orçamento e acompanhar a realização de
objetivos. O conteúdo que você leu corresponde quase à totalidade do Capítulo 2
do livro "Como Organizar
Seu Orçamento e Investir Por Conta Própria", que também ensinará a fazer o diagnóstico
inicial das suas receitas e despesas. Compre o livro,
disponível nos formatos físico e digital no site da Amazon. O eBook custa apenas R$ 5,99 e pode ser lido gratuitamente
por quem assina o Kindle Unlimited. Para quem não possui o equipamento da
Amazon (Kindle), saiba que a leitura também é possível a partir do computador,
do tablet e do celular.
Dúvidas e críticas que proporcionem uma conversa
saudável sobre o universo financeiro terão boas-vindas. Por isso, fique à
vontade para comentar!
Desejo muito conhecimento, felicidade e todo o
sucesso!
Breno Medeiros
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